sábado, 30 de abril de 2011

MANUAIS, GUIAS E LIVROS SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

Aqui estão alguns links que ajudarão o estudo sobre Cuidados Paliativos. Aproveitem!!


1.  Manual de cuidados paliativos ANCP 
BAIXAR


2. Livro Cuidados Palaitivos CREMESP
BAIXAR


3. Guia de Cuidados Paliativos ANCP
BAIXAR




Bons Estudos !!!

Parceria : ABRAz e LAAMP






Foi confirmado no dia 05 de Abril de 2011 parceria da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares - com a LAAMP. A parceria visa proporcionar acesso aos ligantes com o campo prático da medicina paliativa nessa área. 
A ABRAz - É uma sociedade sem fins lucrativos, que tem como missão ser o núcleo central de todos aqueles envolvidos com doença de Alzheimer e outras demências, reunindo familiares, cuidadores e profissionais, oferecendo meios de atualizações, e intercambio e apoio ações voltada ao bem estar do portador, família, do cuidador e do profissional.


 Já foram realizadas algumas visitas domiciliares para se conhecer o funcionamento do campo prático da ABRAz, eis aí algumas fotos: 

Modelo de Kübler-Ross


Modelo de Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios discretos pelo qual as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto e a tragédia. Segundo esse modelo, pacientes com doenças terminais passam por esses estágios.
O modelo foi proposto por Elisabeth Kübler-Ross ( psiquiatra nascida na Suíça) em seu livro On Death and Dying, publicado em 1969. Os estágios se popularizaram e são conhecidos como Os Cinco Estágios do Luto (ou da Dor da Morte, ou da Perspectiva da Morte).
FONTE: wikipédia



SECPAL - SOCIEDADE ESPANHOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS - DEFINIÇÃO DE DOENÇA TERMINAL



Na situação de doença terminal reúne uma série de características que são importantes não só para definir, mas também para estabelecer a terapêutica adequada.

Os elementos-chave são:

1. Presença de doença avançada, progressiva e incurável.

2. Falta de possibilidades razoáveis ​​de resposta ao tratamento específico.

3. Presença de numerosos problemas ou sintomas graves, múltiplas, multifatorial e mutável.

4. Grande impacto emocional sobre a família do paciente, e a equipe de tratamento, intimamente relacionada com a presença, explícita ou não, a morte.

5. Prognóstico de menos de 6 meses.

Esta situação complexa produz uma grande demanda por cuidados e apoio, para a qual devemos reagir em conformidade.
Câncer, AIDS, doenças do neurônio motor, insuficiência orgânica específica (rim, coração, fígado etc .)... atender a essas características, em maior ou menor grau, na fase final da doença. Classicamente o tratamento do paciente de câncer terminal tem sido a razão para os Cuidados Paliativos.

É importante não rotular um doente terminal potencialmente curável.




SER DOENTE INCURÁVEL NÃO É SINÔNIMO DE SUCATA!!!


A medicina não se imunizou contra esta nova mentalidade. Assim, ela não terá já por fim exclusivo curar o doente e, se isso não for possível, aliviá-lo dos seus sofrimentos e consolá-lo, mas recuperá-lo para um nível exigente e quase perfeito de qualidade de vida. Os hospitais convertem-se em oficinas de reparações: ou conserta os pequenos defeitos ou o destino é a sucata. Quem assim ordena é a nova aristocracia do bem-estar e do controlo demográfico. A medicina tomou-se, numa palavra, um instrumento da engenharia social. Os médicos têm de compreender que o seu primeiro dever ético -o respeito pela vida – se concretiza, antes de mais, no respeito pela vida debilitada. Em toda a medicina, o respeito pela vida está ligado, de forma indissolúvel, à aceitação da sua vulnerabilidade, à fragilidade do homem e à inevitabilidade da sua morte. O médico não tem nada a ver com os sãos e com os fortes, mas com os doentes e com os fracos, com gente que está perdendo o seu vigor físico e as suas faculdades mentais, em suma, com a vida.

Liga Acadêmica Acriana de Medicina Paliativa           
Cronograma dos meses de maio e junho de 2011


Para todos os ligantes paliativistas estarem atualizados!


 05/05/2011                                          
Abordagem de roteiro para escala de dor
12/05/2011
Duas apresentações[Doenças cardiovascular (Thamires) e Hipertensão Arterial Sistêmica (Adriana)]  com debate final sobre ortotanásia
19/05/2011
Duas apresentações (Alzheimer [Odon] e Parkinson[Glauber]) com debate  final sobre eutanásia
24 ou 25/05
Roche apresenta palestra sobre Alzheimer
26/05/2011
Duas apresentações  (Câncer [Raimundo] e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica[Ellen] ) com debate final sobre distanásia
02/06/2011
Duas apresentações (Autismo[Alessandra]  e  Diabetes[Artur] )com debate sobre autonomia, dignidade e privacidade do paciente
09/06/2011
Duas apresentações  (Hanseníase[João] e Nefropatias Crônicas[Hugo]) com debate para relacionar as necessidades e expectativas do paciente com os cuidados paliativos
16/06/2011
Uma apresentação(Olhar sobre o cuidador[Dione]) e debate como humanizar o sofrimento da dor, sofrimento e perda
30/06/2011
Inicio de novas pesquisas bibliográficas