sábado, 13 de novembro de 2010

O que são Cuidados Paliativos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são os “cuidados ativos e integrais prestados a pacientes com doença, progressiva e irreversível, potencialmente letal, sendo fundamental o controle da dor e de outros sintomas através da prevenção e do alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual”.
O cuidado paliativo tem o objetivo de proteger a pessoa doente durante seu último período de vida. No uso corrente, o termo paliativo tem uma conotação de inutilidade, ineficácia. Ao contrário, os cuidados paliativos são os únicos verdadeiramente úteis ao paciente que está morrendo, uma vez que o protegemos do sofrimento evitável, salvaguardando sua dignidade como pessoa até seus últimos momentos.

Os cuidados paliativos têm como componentes essenciais o alívio dos sintomas e o apoio psicológico, espiritual, emocional e social durante todo o acompanhamento do paciente, até após sua morte, durante o período de luto de sua família, caracterizando-se um acompanhamento interdisciplinar.

Fonte : Guia de Cuidados Paliativos - ANCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário